Terno e gravata
logo-coop-png-BRANCA-completa.png

Soluções educacionais

Curso Superior Sequencial em Gestão Pública

com ênfase em Segurança Pública

Certificado na mão em até 3 meses

No nosso curso é sua dedicação que define o tempo de conclusão (mínimo de 3 meses). Então é possível para você fazer planos para o próximo concurso público que está por vir, se preparando para concorrer às vagas de nível superior que pagam os melhores salários e oferecem as melhores perspectivas de crescimento profissional e pessoal.

100%

Conteúdo Exclusivo

486h

Carga Horária

EAD

Aulas 100%

on-line

Ótimo

Custo/Benefício

Graduados Segurar Diplomas

Certificado válido em todo Brasil

O processo de certificação do curso é simples, dinâmico e com número de registro. O certificado pode ser consultado on-line, através do site www.vejameucertificado.com.br.

Relatório de aproveitamento
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.

Acesso ao curso

Você tem um prazo de acesso flexível contratado a partir da ativação da chave, prazo equivalente ao número máximo de parcelas do curso.

A resposta é SIM!

Posso prestar concursos após a conclusão?

Considerando-se os concursos públicos que especifiquem apenas o requisito de ser "certificado de curso superior", os formados em um curso sequencial superior poderão se inscrever e concorrer aos certames normalmente. Exemplos de concursos recentes com o Curso Superior Sequencial de Gestão em Segurança Pública e Privada: Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Goiás, Polícia Militar de Goiás, Polícia Penal de Goiás.

pexels-oleg-magni-2764678.jpg
PNG_smartphone.png

...se você está lendo essa página, já tem tudo que precisa para começar a estudar on-line!

Garanta já sua vaga!

O que é Curso Sequencial?

O termo "Curso Sequencial" foi incorporado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma das modalidades de ensino superior. O curso superior sequencial oferece formação técnica de nível superior de forma breve, em até 6 meses, e justamente pela rapidez na formação profissional, tem sido cada vez mais procurado por estudantes de nível médio, porque permite a entrada mais cedo no mercado de trabalho.​

O Curso Sequencial é um curso superior reconhecido pelo MEC, porém sem caráter de graduação, que busca uma formação específica em um determinado "campo do saber" e não em "uma área de conhecimento e suas habilitações". Oferece um certificado de complementação de estudos ou um diploma de formação especifica, podendo ser feito antes, durante ou depois de um curso de graduação e não precisa obedecer ao ano letivo. As disciplinas de um curso sequencial podem ser aproveitadas em uma graduação superior, conforme o currículo, dependendo da instituição de ensin0 superior; porém, para o ingresso, haverá processo seletivo.

Com uma formação de Gestão em Segurança Pública e Privada, o aluno terá muitas opções no setor público, por meio de concursos públicos, para atuar em Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Prefeituras, Fundações e Polícia (Militar, Civil e Federal). O Curso Superior Sequencial possibilita ao candidato participar de Concursos Públicos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Agente Penitenciário, Agentes Socioeducativos, dentre outros.

O Curso Superior Sequencial de Gestão Pública com ênfase em Segurança Pública está de acordo com a Resolução CNE/CES n9 1, de 22 de maio de 2017, que disciplina os cursos sequenciais.
 

Conteúdo do Curso (486hs)

MÓDULO I

  • CIÊNCIAS POLÍTICAS. Política e ciência política. Conceitos fundamentais da ciência política. Os clássicos da política. Estado e formas de Estado. Formas e sistemas de governo. Separação de poderes. Estado de Direito. Sufrágio, voto e eleição. Sistemas eleitorais. Partidos políticos. Sociedade civil e sociedade política.

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Gestão Pública com ênfase em Segurança Pública

  • ANTROPOLOGIA SOCIAL. A constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo. Teorias antropológicas. A evolução humana como processo biocultural: o inato e o adquirido. Cultura, diversidade e o processo cultural do homem. As raízes do Brasil: Um olhar antropológico em culturas específicas, notadamente as afro-brasileiras e indígenas.

  • FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO.

  • FILOSOFIA DO DIREITO. Introdução à Filosofia. Conceitos de Justiça e Direito. Estudo dos grandes filósofos e suas relações com o Direito. Sócrates. Aristóteles. Platão. Kant. Hegel. Marx. Correntes do Direito. Pensamento moderno.

  • FUNDAMENTOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL. Constitucionalismos. Poder Constituinte. Classificação e sentidos das Constituições. Classificação das Normas Constitucionais. Princípos fundamentais da Constituição Brasileira de 1988.

  • MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS. Conteúdos matemáticos que buscam solucionar problemas concretos da gestão de negócios. Construção de modelos matemáticos para explicar os problemas apresentados. Revisão sobre sistemas numéricos e sobre operações com números reais. Teoria dos conjuntos. Estudo de intervalos. Conceitos de função e limite para o entendimento de cálculo diferencial. Estudo de limites de funções, conceito necessário para a definição de derivada. Papel do cálculo diferencial no estudo de fenômenos administrativos e econômicos.

 

MÓDULO II

  • FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO. As atividades financeiras do Estado. O Estado na economia. Eficiência econômica e distribuição de renda. Equilíbrio fiscal. Competências tributárias. Tributos: reforma tributária, imposto sobre valor agregado, guerra fiscal, planejamento tributário. O Fundo Público e a Seguridade social. Orçamento segundo a Constituição Federal (1988). Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias no contexto brasileiro.

  • GESTÃO DE PESSOAS. Relação interpessoais. Planejamento estratégico de recursos humanos. Processo de recursos humanos. Recrutamento e seleção de pessoal. Dinâmicas de grupo. Cooperação e competição. Motivação nas organizações. Gestão de cargos e salários. Comunicação e suas interfaces. Importância do feedback. Gerenciamento de conflitos. Aspectos de liderança. Mudanças no ambiente de negócios. Gestão estratégica de pessoas nas organizações.

  • GESTÃO DE LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO. Conceitos básicos de logística e distribuição. Atuação da logística, distribuição direta e indireta. Princípios da logística (localização, depósitos, transporte, estoques). Integração, cooperação e conflitos no sistema de distribuição. Critérios para seleção dos componentes do sistema. Classificação de intermediários. Mudanças no sistema de distribuição.

  • GESTÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Conceito de políticas públicas. Objetivo, natureza e dinâmica das políticas públicas. Ciclo de vida das políticas públicas. Indicadores de monitoramento. Regimes democráticos. O papel do Estado x demandas da sociedade. As políticas públicas de corte social. Pesquisa avaliativa em políticas públicas e modelos analíticos. Pré-requisitos, relevância, técnicas e métodos utilizados nas pesquisas.

  • DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA. A evolução da administração pública no Brasil. Planejamento e gestão no Brasil contemporâneo e nas maiores economias do mundo. Tendências da administração pública contemporânea. Políticas públicas e a burocracia sob o viés mercadológico. Desafios voltados ao crescimento e desenvolvimento econômico com análise governamental. Possibilidade de obter equilíbrio nas contas públicas.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Construção histórica da criança e do adolescente. Proteção social para a criança e o adolescente. Reordenamento jurídico-institucional. A política de proteção à criança e ao adolescente e seus mecanismos de operacionalização. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA. Dimensões do uso da tecnologia de informação. Negociações na era digital. O uso da informação. A mudança no ambiente de negócios na era digital. Estado/Governo e Administração Pública. Gestão de pessoas e projetos públicos. Estratégias, competitividade, governança e administração da tecnologia da informação. O uso do TI como alavanca de negócios. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

  •  

MÓDULO III

  • FUNDAMENTOS DE CRIMINOLOGIA. Conceito, objetos e métodos da Criminologia. Surgimento do pensamento criminológico. Crime, criminalidade e criminoso: diferentes perspectivas. Teorias Criminológicas Clássicas. Teorias Criminológicas Contemporâneas. Desorganização Social. Associação Diferencial. Etiquetamento Social. Atividades Rotineiras. Vitimologia. Intersecção entre o conhecimento criminológico e categorias sociais: gênero, raça e classe social.

  • ÉTICA, GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA. Ética e transparência no setor público: programas de compliance no cenário brasileiro. Governança pública (aspectos, teorias, governança e governabilidade). Licitações, convênios e parcerias. Estatuto jurídico da empresa pública. Transparência (prestação de contas). Combate à corrupção no Brasil e em outros países. Governança na gestão pública brasileira.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Construção histórica da criança e do adolescente. Proteção social para a criança e o adolescente. Reordenamento jurídico-institucional. A política de proteção à criança e ao adolescente e seus mecanismos de operacionalização. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

  • INTRODUÇÃO À SEGURANÇA PÚBLICA. Evolução histórica da segurança pública. Ideologias da segurança pública. O direito fundamental à segurança pública. Dever de segurança pública e serviço público de segurança pública. A polícia como (apenas) um dos órgãos de segurança pública. Divisão Polícia Administrativa x Polícia Judiciária.

  • DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES SOCIAIS. Os fundamentos históricos, sociais e culturais dos direitos humanos e da cidadania. Relações étnico-raciais. Culturas afro-brasileira, africana e indígena no Brasil. Gênero e sexualidade. Desigualdades. Reconhecimento da alteridade e da diversidade. Movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos e pela cidadania. Inclusão e empoderamento.

  • SUPORTE À VIDA E PRIMEIROS SOCORROS. Biossegurança, prevenção de acidentes, cinemática do trauma, abordagem primária, etapas do atendimento primário, sinais vitais, suporte básico de vida, massagem cardíaca realizada por leigos, asfixia, engasgamento, manobras de desobstrução de vias aéreas, emergências clínicas (desmaio, vertigem, asma, convulsão, epilepsia, febre, alergia, acidente vascular encefálico, hipoglicemia, intoxicação, insolação), emergências cardiovasculares (angina de peito, infarto agudo do miocárdio, parada cardiorrespiratória), emergências ortopédicas (entorse, fratura, luxação), trauma músculo esquelético (contusão, distensão, hematomas), trauma em cabeça e pescoço (trauma raquimedular), ferimentos, hemorragias (cortes, lacerações, amputações) e tipos de choque, queimaduras, ferimentos causados por animais, queimadura elétrica.

  • GESTÃO DE PROCESSOS E SERVIÇOS. A evolução histórica dos serviços na economia. Relação: cliente x satisfação. Atendimento ao cliente e constrangimentos associados ao trabalho em serviços. Definição e integração de processos. Metodologia. Tomada de decisões. Mudanças e melhorias nos negócios da organização.

 

MÓDULO IV

  • ARMAMENTO, MUNIÇÃO E EXPLOSIVOS. Conceitos básicos. Estudo simplificado do armamento. Estudo da munição. Noções de balística. Manutenção de armamento e conservação da munição. Legislação aplicável. Questões polêmicas.

  • CONTROLE SOCIAL E SEGURANÇA. Controle social. Política criminal e os movimentos de defesa social no século XX. As ideias de controle social no Estado Democrático de Direito. Controle social e segurança pública. Funcionamento constitucional da segurança pública. Avanços institucionais da segurança pública no Brasil. Política e os planos nacionais de segurança pública. Políticas públicas para redução da violência. Política de drogas. Prevenção do crime, segurança e policiamento comunitário. Avaliação de políticas em segurança pública.

  • TERRORISMO, NARCOTRÁFICO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CRIMES DIGITAIS. Considerações iniciais sobre segurança pública, criminalidade e violência no mundo e no Brasil. Organizações criminosas e grupos terroristas. Conceitos, características, espécies. Organizações criminosas no mundo. Organizações criminosas no Brasil. Legislação sobre organizações criminosas. Narcotráfico e suas implicações. Conceitos, tipos, histórico. Legislação sobre narcotráfico. O narcotráfico no mundo. O narcotráfico no Brasil. Terrorismo: história e tipologia. Terrorismo convencional. Terrorismo e armas de destruição em massa. Estados patrocinadores e "privatização" do terrorismo. Respostas ao terrorismo. A proliferação de armas de destruição em massa. Os novos desafios de segurança na globalização. A criminalidade e a violência modernas. Crimes digitais. Conceitos, histórico, exemplos e legislação. A Deep Web e a Dark Web. Conceitos, características, perfis dos criminosos e modos de atuação.

  • CONSULTORIA EM SEGURANÇA. Consultoria em segurança pública e privada. Generalidades e conceitos básicos de segurança. O consultor em segurança. Planejamento estratégico. Análise de riscos e análise criminal. Recursos humanos e treinamento. Indicadores de desempenho. Inteligência competitiva.

  • ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. Conceitos básicos da estatística. Métodos estatísticos. Metodologias qualitativas em Ciências Sociais. Análise de dados e tipos de medidas estatísticas. Principais técnicas de amostragem. Determinação do tamanho da amostra. Levantamentos sociológicos. Tamanho da amostra e margem de erro. Teoria das probabilidades. Procedimentos inferenciais. Estrutura e estimativas da população. Taxas e fenômenos demográficos. Indicadores sociais e econômicos. Associação entre variáveis econômicas e sociológicas. Análise de dados qualitativos.

  • GESTÃO DA PREVENÇÃO E REPRESSÃO À VIOLÊNCIA. A prevenção, o combate e a repressão à violência. A prevenção à violência e criminalidade. Os custos da violência e criminalidade. Os fatores influenciadores do aumento da violência e da criminalidade. Experiências de prevenção e combate à criminalidade. Programas e experiências de controle da violência e criminalidade. 

  • GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Segurança pública. Organização dos órgãos de segurança pública. Competências legais. Gestão administrativa e financeira. Materiais e tecnologias disponíveis. Treinamento policial. Desafios da segurança pública nacional.

ice_coopvest.jpg

QUEM SOMOS

Somos a COOPVEST, um grupo educacional com mais de 22 anos de história e dedicação ao desenvolvimento de pessoas e do país através da educação de qualidade.
A COOPVEST firmou parceria com o Centro Educacional Aprendiz em 2018, tornando-se polo, também autorizado pela Conselho Estadual de Educação – CEE/MG para oferecer o Ensino Médio à Distância – modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Cursos Técnicos e Cursos Superiores Sequenciais, também à distância.

 

Agora, convidamos você a fazer parte da nossa história e mais que isso, escrever a sua!

Razão Social: ALPHA PRÉ VESTIBULARES LTDA
Nome Fantasia: COOPVEST
CNPJ: 02.769.005/0001-09

Unidades

  • Conselheiro Lafaiete

Endereço: R. Barão do Suassuí, 109 - Boa Vista,
36400-000

Telefone: (31) 3721-4520

  • Mariana

Endereço: R. Antônio Faustino Rocha, 44,
35420-000

Telefone:(31) 3558-2664

  • Ouro Preto

Endereço:R. São José, 166,
35400-000

Telefone:(31) 3551-2299

  • Ponte Nova

Endereço: Av. Francisco Vieira Martins, 511
Palmeiras, 35430-225

Telefone:(31) 3817-4422

  • Facebook
  • Instagram